The1STcompany
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O que é o Airsoft ?

Ir para baixo

O que é o Airsoft ? Empty O que é o Airsoft ?

Mensagem  Ricardo Qui Set 17, 2009 11:53 am

Airsoft é um hobbie, aspirante a prática desportiva, apresentando-se como um jogo táctico em equipa, cujas regras são extremamente dinâmicas e adaptativas ao cenário envolvente. O Airsoft é praticado com armas de Softair, dispositivos portáteis que disparam esferas de plástico com seis milímetros de diâmetro, a uma energia entre 0.8 a 1.3 Joules. Mas a real virtude das armas de Softair é o seu realismo e semelhança com armas reais.

O Airsoft praticado em Portugal é, na sua grande maioria, de vertente recreativa. Existem equipas, clubes e associações que promovem jogos realizados em propriedades privadas, podendo um ajuntamento ascender às 200 pessoas em jogo simultâneo. A beleza do Airsoft recreativo prende-se com o carácter dinâmico dos jogos. É possível imaginar mil e um cenários de combate e aplicá-los a um jogo de Airsoft disputado entre duas ou mais equipas.
O valor mais evidente desta prática é sem dúvida o Fair Play. Sem honra e maturidade, o Airsoft não funciona.


O Airsoft não advoga à violência nem uma arma de Softair pode matar, muito menos ser transformada para tal. O Airsoft invoca questões como o companheirismo, o jogo em equipa, a estratégia e a táctica, a gestão e a comunicação, a coragem e a auto-valorização, o respeito pela Natureza e o respeito pelo próximo.


O que são e como funcionam as Armas de Softair?

As armas utilizadas em jogos de Airsoft designam-se por lei como Armas de Softair. Vulgarmente chamadas de "réplicas", as armas de Softair caracterizam-se pelo realismo de funcionamento e aparência às armas reais. É possível encontrar versões de Airsoft da conhecida M15, da lendária Kalashnikov AK-47, da compacta UziC ou da moderna G3, apenas para referir alguns exemplos. A este leque enorme de armas acrescenta-se um conjunto ainda maior de acessórios e peças que ampliam o hobby a uma outra dimensão.
O termo Airsoft advém do facto de que as armas de Softair não funcionam a pressão de ar. O mecanismo prende-se com a propulsão de ar. Daí o termo "ar suave".
Como ja foi dito anteriormente as armas de Softair não podem ser convertidas em armas de fogo. Isto porque o sistema de disparo em nada se assemelha ao mecanismo de uma arma de fogo. Um corpo de uma arma de Softair, mesmo metálico, nunca aguentaria com uma explosão no seu interior. Além disso, todos os acessórios feitos para armas de Softair (miras, calhas, tapa-chamas, coronhas, entre outros) são altamente desaconselhados para armas reais pois a sua integridade ficaria automaticamente comprometida.
Quanto ao funcionamento, existem três grandes tipo de armas de Softair: as de acção manual, as eléctricas e as a gás. O primeiro tipo é destinado às armas de precisão (sniper), onde a alimentação das munições é feita manualmente e a cadência de disparo é de tiro-a-tiro. As armas eléctricas são as mais comuns pois a sua manutenção é das mais fáceis e baratas existentes. É o sistema de eleição para as armas de assalto comuns. Funcionam a bateria; Finalmente as armas a gás são as mais temperamentais. As pistolas são o melhor exemplo de aplicação de um sistema de propulsão a gás. São armas que requerem mais manutenção, mas tornam-se excelentes aliadas em jogo.

Onde e como se pratica Airsoft?

Antes de mais, é importante referenciar que praticar Airsoft requer bastante responsabilidade. É importante notar que:
não se deve ocupar recintos ou terrenos de aparência desocupada sem autorização prévia dos donos (seja particular, câmara municial, tribunal ou entidade bancária);
Uma arma de Softair pode suscitar pânico naqueles que não conhecem a prática, daí, mostrar a arma deverá estar reservada para recintos autorizados e longe de pessoas alheias aos jogos. Se cada um tratar a sua arma de Softair como se fosse real, a maioria dos problemas resolveriam-se. O respeito é importantíssimo;
Como andar de camuflado completo na rua também é um acto condenável. É um acto de prepotência que pode causar problemas aos abusadores e igualmente à boa imagem da modalidade;
Torna-se necessário averiguar todas as condições mínimas de segurança nos locais de jogo. Uma fábrica ou edifício abandonado pode conter vários perigos que podem ser facilmente evitados se a organização dos jogos condicionar os locais de prática.

Para começar a jogar Airsoft, o interessado deverá contactar equipas ou clubes (utilizando os fóruns do portal nacional ptairsoft.org, por exemplo). Também existem empresas que exploram o Airsoft sob a modalidade de aluguer, contudo a lei não consente o empréstimo de armas de Softair, e consequentemente o seu aluguer. Assim, é possível dizer que alugar armas de Softair consiste numa actividade ilegal. A melhor forma de começar é mesmo recorrer a clubes que possam abrir os horizontes aos novos praticantes e logo depois, comprar equipamento próprio.


Quais são as regras do Airsoft?

Embora o Airsoft compreenda regras adaptáveis (mediante o cenário, o número de jogadores ou a vontade de jogar um determinado tipo de jogo), existe um conjunto de regras uniformizadas e que remetem sempre para a segurança mínima de prática.

São uma espécie de convenção criada pelos jogadores ao longo dos tempos, e pelas quais actualmente os jogos se regem, raramente havendo excepções. As regras, entre outras mais específicas, são:
O uso de óculos de protecção é obrigatório. O jogador poderá optar também por usar máscara completa ou outro tipo de protecção facial, mas os óculos são vitais. O limite energético imposto por lei foi medicamente escolhido como sendo a potência máxima antes de existir penetração de projécteis esféricos na pele, contudo, é preciso redobrar as atenções aos tecidos moles, como é o caso dos olhos.

Não disparar a menos de 5 metros. O jogador em vantagem deverá gritar ordem de rendição e esta terá de ser obedecida pelo adversário, ou então que cheguem a um acordo (quem sabe se um deles ja saiu do sitio...)

Armas automáticas não devem ter mais que 350 FPS de velocidade à saída do cano. Embora o limite legal seja 370 FPS, a maior parte dos organizadores de jogo limitam a admissão das armas automáticas mediante a sua energia.

Na zonas seguras (Safe-Zone) não são disparadas armas, permitindo aos jogadores descansarem e baixarem as protecções.
Existindo assim um local combinado para o efeito!


the1STcompany
Ricardo
Ricardo
Admin

Mensagens : 922
Idade : 37
Localização : Setúbal

https://the1stcompany.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos